Whatsapp (21) 98894-5330 Estrada dos Três Rios, 90, sala 201/202 - Rio de Janeiro
Open hours: Segunda à Sexta: de 8:00 às 18:00

Seu filho nas melhores mãos!

A Odontopediatria é uma área dentro da odontologia dedicada aos cuidados da saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes. O principal foco dessa especialidade é orientar os pais e cuidar dos filhos, promovendo a consciência sobre a importância de criar hábitos saudáveis da criança, para que sejam mantidos ao longo da vida.

O Dr. Luiz Flávio é especialista em odontopediatria, além de ser Professor e Doutor pela UERJ, com mais de 40 anos de experiência na área.

Clique aqui e saiba mais sobre sua trajetória.

Por que devo fazer o Pré-natal Odontológico?

Os cuidados com a saúde bucal da criança devem começar no momento da gestação, é o chamado “Pré-natal Odontológico”.

Ele tem como objetivo orientar a gestante sobre os cuidados essenciais durante o período da gravidez e pós nascimento, além de tomar todas as medidas preventivas necessárias para evitar o aparecimento de enfermidades bucais que possam afetar a saúde da mãe ou a do bebê.

Esse acompanhamento é necessário porque, durante a gestação, o organismo da mulher passa por uma grande variação hormonal e isso pode favorecer o desenvolvimento de condições pré-existentes, aumentando o risco de cáries e gengivite, por exemplo.

Quando deve ser primeira visita ao Odontopediatra?

Baseado no aspecto da prevenção, recomendamos que a primeira visita ao odontopediatra seja agendada o mais cedo possível.

Por volta dos seis meses de vida ou quando o primeiro dente de leite começar a nascer, é importante cuidar para aliviar o desconforto na gengiva. Nesses casos, os pais devem estar preparados para fazer massagens e utilizar recursos  como mordedores, por exemplo. Outro aspecto fundamental é começar a  higienização com escova.

O Dr. Luiz Flávio irá instruir os pais de como devem proceder em todas as rotinas de cada fase da criança.

Fique atento, pois assim como indicado para os adultos, as visitas periódicas dos pequenos ao dentista também devem ser feitas a cada seis meses.

Quais os problemas bucais mais comuns em crianças?

Os dentes definitivos começam a nascer a partir dos seis anos. Mas, um passo antes dessa fase, é importantíssimo cuidar do melhor desenvolvimento dos dentes primários. Esses são os os famosos dentes de leite.

Isso porque a primeira dentição serve como um guia para o desenvolvimento dos dentes que vão nos acompanhar por toda a vida.

Chupetas e mamadeiras

Esses itens, sem o devido acompanhamento profissional, podem causar impactos no desenvolvimento da estrutura óssea e muscular da face. Para que não ocorram deformações, os pais devem pedir orientações ao odontopediatra para indicar o período de uso desses acessórios e os tipos mais adequados para cada criança.

Cáries

Já após o aparecimento dos primeiros dentes, o uso da mamadeira traz ainda mais uma preocupação: o risco das chamadas “cáries de mamadeira”. Elas estão relacionadas à inadequada higienização bucal, após à ingestão de leite e outros líquidos à noite.

Para controlar essa situação, o odontopediatra irá orientar sobre a escovação, os tipos de escova e pasta de dente mais adequadas e o momento de começar a usar o flúor e o fio dental. Tudo isso, na medida e frequência certas para acompanhar o desenvolvimento individual da criança.

Outros problemas:

Outro problema costuma ser o bruxismo infantil, que é o hábito involuntário de ranger os dentes.

Além disso, existem os problemas ortodônticos, que podem ser tratados através de alinhadores para as correções nos ossos e na disposição dos dentes, que apresentem deformação ou estejam em posição inadequada.

Seja qual for a necessidade, em todos os casos, o Dr. Luiz Flávio irá diagnosticar e indicar o melhor tratamento.