fbpx

Prótese fixa x Implante dentário: qual a melhor opção?

Quando chega a hora de procurar uma alternativa para substituir um ou mais dentes, é normal que o primeiro pensamento seja o implante dentário, por ser o mais popular atualmente e que mais se aproxima dos dentes reais. Apesar de não ser tão conhecida quanto os implantes, a prótese fixa tem sido uma alternativa “mais em conta” apresentada aos pacientes.

Enquanto o implante dentário pode ser utilizado para substituir um ou todos os dentes por meio de pinos, a prótese fixa é utilizada apenas em casos de perda de um ou mais dentes, mas não todos. Isso porque, para sua aplicação, é necessário que tenha outros dentes para servir de apoio na hora de fixar.

Mas então, dentre as duas, qual seria a melhor opção?
Ambas têm o mesmo objetivo, que é melhorar não só a aparência do sorriso, mas a fala e a mastigação. O que difere uma da outra é a durabilidade, custo e em alguns casos até o desempenho de modo geral.

Prótese fixa
Tem um valor mais acessível do que o implante e por ser fixa, acaba passando mais segurança para a pessoa que está usando comparada ao caso das próteses móveis (dentaduras).

Implante dentário
Pode custar até três vezes mais do que a prótese dentária, mas sua durabilidade é muito maior. Passa estabilidade e tem um desempenho melhor do que a prótese fixa. Quando o assunto é mastigação, a pessoa se sente mais segura ainda.

A indicação de qual o procedimento adequado para você deve vir do seu dentista, que vai fazer uma avaliação completa de sua estrutura bucal e avaliar as possibilidades indicadas e que sejam acessíveis para você.

É importante ressaltar que tanto a prótese fixa quanto o implante dentário precisam de manutenção e acompanhamento de um profissional pelo menos a cada três meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *