fbpx

Aparelho ortodôntico fixo e removível: qual a diferença e vantagens

Quando o assunto é usar aparelho dentário surge logo uma dúvida: qual eu devo usar? Com diversos modelos no mercado, escolher um aparelho que melhor se adequa a sua necessidade é um trabalho que se torna um pouco difícil.  

Ter dentes perfeitos e harmônicos é um desejo de todos, mas para alcançar esse objetivo é fundamental manter o checkup com o dentista em dia, manter sua saúde bucal de forma correta e em muitas das vezes utilizar aparelho ortodôntico para aqueles que tem os dentes desalinhados.  

Conheça os principais tipos de aparelho ortodôntico 

1 – Aparelhos fixo metálico   

 Os aparelhos fixo metálicos são os mais conhecidos e mais utilizados. Esse tipo de aparelho ortodôntico fica mais visível para quem utiliza, e tanto o fio quanto os braquetes são metálicos, além de utilizar as borrachinhas que são trocadas em cada nova consulta. A grande vantagem desse tipo de tratamento é o valor: é o mais econômico comparado aos demais e sua desvantagem é o tempo para o alinhamento total dos dentes, que se forem feitos corretamente tem uma média de duração de 36 meses, o que pode variar de pessoa para pessoa.  

2 – Aparelho fixo transparente 

Esses modelos de aparelho ortodôntico estão sendo mais utilizados nos últimos anos. Ganhou mais popularidade por ser um aparelho mais discreto que o convencional e ter um preço acessível. Podendo ser utilizado com fios metálicos ou brancos, este modelo não necessita de borrachinhas e os braquetes contam com dois tipos de materiais: o de porcelana e o de safira.  

 O material de porcelana tem um preço menor, são um pouco menos transparentes e são mais difíceis de amarelar comparados ao de safira. Já o de safira tem um valor superior, porém são mais transparentes comparados ao de porcelana e também necessitam maiores cuidados com a alimentação para que não fiquem amarelados.  

 A grande vantagem desse tipo de aparelho é o custo benefício: você precisa pagar a parte o material para o aparelho e as consultas costumam ser o mesmo preço do aparelho fixo metálico e se você estiver procurando por um aparelho a um valor acessível e mais discreto os aparelhos transparentes são a melhor opção.  

3 – Aparelho removível e transparente 

O mais moderno do momento são os aparelhos removíveis e transparente. Esse tipo de aparelho ortodôntico ganhou muita popularidade nos últimos anos por contar com uma tecnologia incrível. A marca pioneira nesse segmento é a Invisalign,  que contam com um scanner 3D Itero capaz de fazer um diagnóstico preciso de toda sua arcada dentária.  

Esse modelo funciona da seguinte forma:  

  • Você irá passar por uma avalição na qual irá realizar um diagnóstico da sua situação. 
  • Com esse diagnóstico seu material será enviado para os EUA para que seja confeccionado os alinhadores transparentes. 
  • De tempos em tempos você irá trocar seus alinhadores a depender a evolução do seu processo.

As grandes vantagens para esse tipo de aparelhos é a velocidade nos alinhamentos, nos primeiros meses já é possível ver resultados; é um aparelho totalmente discreto e em fotos ficam imperceptível; e a velocidade no alinhamento é superior aos demais modelos e, claro, por não conter braquetes nos dentes não irá machucar sua boca causando desconforto.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o formulário ou clique no botão abaixo para falar conosco!