fbpx

As principais síndromes que podem estar relacionadas à saúde bucal

Síndrome é um conjunto de sinais e sintomas que estão associados a mais de uma causa 

Você sabia que as síndromes não são sinônimo de doenças? Elas podem estar relacionadas com causas e sintomas específicos, podendo ocorrer de forma isolada ou de forma sistêmica. Para conseguir o diagnóstico correto e iniciar o melhor tratamento, é essencial consultar um especialista. 

Fizemos uma lista com algumas síndromes que podem apresentar seus primeiros sintomas na cavidade bucal: 

  • Síndrome de Behçet: representa um processo imune anormal resultante de um antígeno, normalmente se desenvolve na terceira ou quarta década da vida e é mais presente em homens. As ulcerações bucais costumam ser um anúncio do início da doença. Elas se assemelham às ulcerações aftosas nas suas diferentes formas.  
  • Síndrome de Peutz-Jeghers: caracterizada por lesões tipo sardas nas mãos, pele peribucal e mucosa bucal, em conjunto com polipose intestinal e predisposição dos pacientes afetados para desenvolver câncer. 
  • Síndrome de Sjögrené: é autoimune crônica sistêmica e envolve principalmente as glândulas salivares e lacrimais, resultando na boca seca e na secura ocular. É mais comum em adultos de meia-idade e do gênero feminino. 

Fique atento aos sinais e consulte um profissional. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha o formulário ou clique no botão abaixo para falar conosco!