Saúde bucal: cuidados básicos que fazem a diferença

Além de ter o seu papel na fala e mastigação, nossa boca tem muitas funções importantes que refletem no funcionamento e na saúde de todo o organismo. Precisamos cuidar muito bem dela, pois por ser a maior cavidade do corpo e ter contato direto com o meio externo, pode ser a porta de entrada para microrganismos e bactérias.

Ter uma boa rotina de higiene é importante para evitar doenças bucais que podem resultar ou agravar enfermidades, principalmente as cardiovasculares e diabetes.

Como manter os dentes bonitos e saudáveis

Fazer o básico todos os dias já ajuda a evitar muitos desses problemas causados pela falta de higiene bucal, além de deixar os dentes limpos, o hálito puro e a gengiva saudável.  É importante escovar os dentes após cada refeição e antes de dormir; realizar a escovação da maneira correta, sem forçar muito; usar creme dental com flúor; usar o fio dental para complementar a escovação; e escolher escova com cerdas macias.

Outra dica valiosa é manter uma alimentação sempre balanceada e saudável, controlando a ingestão de doces – principalmente entre as refeições. E quem usa aparelho ortodôntico precisa redobrar os cuidados, para evitar que restos de alimentos fiquem presos no aparelho.

Falta de higiene e suas consequências

Listamos alguns dos problemas mais comuns causados pela falta de cuidado e de higiene bucal básica. Confira:

• Cáries: desintegração dos dentes que pode ser causada pela ingestão de doces, higiene bucal inadequada e até mesmo por doenças que podem diminuir a quantidade de saliva.
  • Gengivite: inflamação que é causada pela placa bacteriana.
  • Placa bacteriana: conjunto de bactérias que coloniza a cavidade bucal. A placa fica entre a gengiva e os dentes ou na superfície dos dentes de trás, que são regiões de difícil limpeza.
  • Tártaro: endurecimento da placa bacteriana que fica na superfície dos dentes.
  • Mau hálito: pode ser causado pela falta de higiene adequada, gengivite, ingestão de bebidas alcoólicas, uso de tabaco, boca seca e até doenças sistêmicas, como problemas no fígado, rins, diabetes ou câncer.

Somente seu dentista pode avaliar sua saúde oral. A prevenção e o tratamento precoce são sempre as melhores opções para garantir uma

boca saudável! Agende uma consulta!